// Empresa certificada

Dúvidas Frequentes

  • A carga do circuito elétrico interfere no dimensionamento do CLAMPER VCL?

    Não interfere, porque o protetor é instalado em paralelo. Com isso, a corrente da carga não passa pelo mesmo. Cabe ressaltar que é importante identificar a corrente de curto-circuito da instalação para verificar se é necessário o uso de DP (disjuntor ou fusível de back-up) em série com o protetor. Para instalações com corrente de curto-circuito até 5 KA, não é necessário o uso do DP. Para os outros casos deve-se dimensionar o DP conforme orientado no manual do produto.

  • Como eu sei que o CLAMPER VCL instalado está em funcionamento?

    Ele possui um sistema indicativo local de estado de operação que se apresenta na cor verde indicando que o produto está operando normalmente e na cor vermelha indicando que o produto chegou ao final de sua vida útil e deverá ser substituído.

  • Existe a necessidade de construir um aterramento especial para instalar o CLAMPER VCL?

    Não. Nos sistemas de aterramento tipo TN, o terra é utilizado através do condutor PEN ou PE existente e nos sistemas TT e IT também utiliza-se o condutor PE existente.

     

  • No final de vida útil do CLAMPER VCL, o fornecimento de energia elétrica é interrompido?

     O fornecimento de energia elétrica não é interrompido quando o protetor chega ao fim de sua vida útil porque ele é instalado em paralelo com o sistema. Quando isso ocorre, há uma sinalização de "defeito" e o mesmo deve ser substituído imediatamente, pois os seus equipamentos estarão desprotegidos.

  • O CLAMPER VCL deve ser instalado em série ou em paralelo?

    Ele deve ser instalado em paralelo com o sistema a ser protegido.

  • O produto CLAMPER Multi Proteção 8 é adequado para a proteção de TV com conexão de antena externa ou por assinatura, ou também para computadores conectados à Internet via cabo?

    O produto CLAMPER Multi Proteção 8 pode ser utilizado para as duas finalidades citadas acima.  

     

  • Os estabilizadores e filtros de linha protegem os equipamentos contra os efeitos dos raios?

    Não. Os estabilizadores  tem a função principal de minimizar pequenas variações de tensão na rede elétrica e os filtros de linha de atenuar ruídos causados por interferências de radiofreqüência e eletromagnéticas.  

     

  • Quando o CLAMPER VCL atua, o disjuntor geral é desarmado?

    O disjuntor geral não é desarmado quando o protetor atua porque o surto elétrico é um evento de curtíssima duração e, portanto, não é percebido pelo mesmo. 

  • 0 Quais é a função do DPS?

    O DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) protege os equipamentos eletroeletrônicos contra surtos elétricos provocados pelos efeitos das descargas atmosféricas diretas e indiretas, por manobras tais como o ligar e desligar da rede elétrica ou ainda por “faltas” em outros  sistemas de tensão mais elevada. Seu uso é exigido por Normas Técnicas, brasileira e de outros países.  

     

  • É necessário rearmar o CLAMPER VCL quando ele atua?

     Não, ele funciona de forma automática, atuando no momento de um surto elétrico e voltando ao normal após este evento.