A China, potência econômica global, lidera a revolução na mobilidade elétrica. Há anos, a indústria automotiva chinesa vem avançando no mercado mundial, e os veículos elétricos não são exceção. A China ocupa o primeiro lugar no desenvolvimento de veículos elétricos, seguida pela Noruega e pela Coreia do Sul.
O Brasil ocupada, atualmente a 25ª posição em investimento no setor, ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de tecnologia, infraestrutura e incentivos para promover a mobilidade elétrica. No entanto, empresas como a CLAMPER estão contribuindo para o progresso do país com produtos como a linha CLAMPER Mobi. Essas soluções de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) protegem carregadores de parede, carregadores portáteis e até veículos elétricos contra possíveis danos causados por raios e surtos elétricos.
Confira o ranking global da mobilidade elétrica:
- China
- Noruega
- Coreia do Sul
- Suécia
- Alemanha
- Islândia
- Estados Unidos
- Dinamarca
- Finlândia
- Holanda
Brasil: cidades que investem em Mobilidade Elétrica
1. São Paulo (SP): lidera em número de veículos elétricos no Brasil, contando com 23.772 unidades, além dos incentivos fiscais e uma infraestrutura de carregamento crescente, com 110 pontos de carregamento, incluindo carregadores lentos e ultrarrápidos.
2. Brasília (DF): Em segundo lugar no país, 6.401 carros elétricos vendidos em 2023. A infraestrutura de recarga está em expansão,, com eletropostos em estacionamentos públicos e centros comerciais
3. Rio de Janeiro (RJ): a estrutura de postos elétricos estão em shoppings e estacionamentos, mas a oferta ainda é pequena. Em 2023, no RJ foram vendidos 4.335 carros elétricos.
Expansão de Eletropostos no Brasil
O Brasil tem atualmente cerca de 3.254 pontos de recarga, mas esse número deve chegar a 4.500 ou 5.000 em 2024.
Essas iniciativas demonstram o crescente investimento em mobilidade elétrica no Brasil e os esforços para ampliar a infraestrutura de eletropostos, criando um ambiente mais favorável para veículos elétricos.