Ao analisarmos o pequeno e médio negócio vamos notar uma característica em comum, são empresas que estão em busca de novas oportunidades de negócio rentáveis, mas que não possuem muito espaço para erros, pois cada “pisada em falso” pode significar uma perda significativa no seu fluxo de caixa.
Compreendendo este cenário, onde a oportunidade deve ser analisada levando em consideração os riscos, surge o seguinte questionamento: investir em um sistema fotovoltaico é um bom negócio?
O investimento inicial pode ser significativo, entretanto, o “payback”, que é o tempo de retorno do seu investimento, costuma ser menor do que a metade do tempo de vida útil do sistema.
Apenas como exemplo, podemos considerar um caso onde o custo de instalar um sistema fotovoltaico é equivalente ao gasto com energia elétrica que a empresa teria ao longo de 5 anos. Logo nos primeiros 5 anos, toda a economia seria considerada uma espécie de “abatimento” do investimento já feito. Após esse período, a economia com energia elétrica será somente “lucro” e não mais um valor a ser abatido no investimento inicial já compensado. Neste caso, o “payback” ou “retorno do investimento” foi de 5 anos.
Prosseguindo neste caso hipotético, onde os componentes da instalação fotovoltaica durem 20 anos, isso significa que nesse período total é como se a empresa tivesse gasto 5 anos de energia elétrica e nos outros 15 anos tivesse recebido energia grátis. Claro que existem taxas a serem consideradas e que levariam a empresa a pagar o equivalente a um pouco mais que 5 anos de energia, mas o exemplo continua válido.
Tendo esse exemplo em mãos, a oportunidade parece óbvia. Com o recurso necessário para o investimento inicial, claramente compensa adquirir uma instalação fotovoltaica pois, uma vez investido, são 20 anos (neste nosso exemplo) livre da dor de cabeça de gastos elevados com energia elétrica.
A longo prazo é um investimento excelente, mas existem alguns cuidados que devemos tomar. como dito no início do texto, uma “pisada em falso” é um risco alto demais para um pequeno e médio negócio, então todo cuidado é pouco.
O risco a ser considerado são as descargas atmosféricas, um evento natural tão comum no Brasil, país com mais descargas atmosféricas no mundo, que é capaz de danificar o sistema, resultando em manutenções inesperadas.
E nesse caso, se o que mais chama atenção de um sistema fotovoltaico é os ganhos em médio e longo prazo, com certeza podemos afirmar que não é nada interessante “confiar” que em tantos anos de expectativa de um sistema funcional não haverá inúmeros eventos capazes de desgastar, danificar e comprometer severamente a rentabilidade do sistema.
Por isso, para não pisar em falso, conte com as soluções de proteção CLAMPER Solar SB e CLAMPER Front Box. Pensados especialmente para a proteção do seu sistema fotovoltaico tanto no lado de corrente contínua quanto no lado de corrente alternada. Eliminando de vez a sua insegurança de um evento como a descarga atmosférica comprometer anos de planejamento.