CLAMPER | BLOG
Mitos e verdades sobre a aplicação de DPS

Mitos e verdades sobre a aplicação de DPS

Os dispositivos de proteção contra surtos elétricos (DPS) são desenvolvidos para proteção contra sobretensões transitórias, ou seja, protegem contra os surtos gerados por descargas atmosféricas, acionamento de grandes motores ou por manobras/chaveamento na rede elétrica pela concessionária de energia.

Os DPS são comumente confundidos com dispositivos de proteção contra outros tipos de anomalias na rede elétrica, como sobretensões temporárias, curto-circuito, sobrecarga, choque elétrico etc. Dessa forma, a CLAMPER que é uma empresa especialista em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de DPS, respondeu cinco dos principais mitos gerados na aplicação do DPS e que serão esclarecidas a seguir:

 

Os DPS de classe III servem como um estabilizador de tensão?

Não. Os DPS são dispositivos projetados para drenar a corrente de surto elétrico, sendo estas oriundas de descargas atmosféricas, acionamento de grandes motores ou de manobras na rede elétrica. Por isso, as sobretensões temporárias, fenômeno com duração maior que um surto elétrico, não são tratadas pelos DPS.

 

DPS funciona sem aterramento na tomada?

Sim. Os DPS CLAMPER possuem a capacidade de desviar a corrente de surto elétrico independentemente do aterramento na tomada. Sendo assim, em caso de ocorrer um surto que poderia danificar o equipamento eletroeletrônico, o DPS agirá para proteger o equipamento mesmo que não tenha aterramento na tomada.

 

DPS realiza transformação de tensão?

Não. Os DPS da linha iCLAMPER são bivolts e com “tecnologia plugue e use”, ou seja, eles funcionam tanto em tomadas de 127V quanto em 220V. Dessa forma, os supressores de surto possuem a capacidade de se adaptar ao valor de tensão encontrado na tomada de parede, igualando-se à tensão fornecida para que possam proteger o equipamento que será conectado a ela. Em nenhum momento esses DPS realizam a transformação da tensão para um equipamento que necessite de um valor de tensão diferente do que é fornecida pela tomada.

 

O DPS deve ser retirado da tomada quando não estiver utilizando o equipamento conectado a ele?

Os DPS CLAMPER são projetados para fornecer a proteção para os equipamentos eletroeletrônicos contra os surtos elétricos. Logo, está proteção está ativa durante todo o tempo em que o DPS está conectado na tomada. Assim, não há necessidade de retirar o protetor da tomada quando não estiver utilizando o equipamento, uma vez que a proteção contra surto elétrico estará garantida pelo DPS durante todo o tempo.

A chave microdisjuntora dos filtros de linha iCLAMPER devem ser desligadas junto com o equipamento?

Esta chave microdisjuntora dos filtros de linha iCLAMPER servem para proteção contra sobrecarga e curto-circuito. Assim, não há necessidade de desligar a chave microdisjuntora quando desligar o equipamento, uma vez que o circuito de proteção contra surto elétrico estará sempre ativo, independentemente se a chave estiver ligada ou desligada.

Receba notícias CLAMPER