Sabe quando você está fazendo alguma coisa e alguém vem te cumprimentar ou dar um tapinha nas suas costas e leva um choque? Pois é, essa situação é bem mais comum do que você pensa e a explicação está na eletricidade do próprio corpo.
O que ocorre é que o nosso corpo é eletricamente neutro, apresentando o mesmo número de prótons e elétrons na sua estrutura. Contudo, pode ocorrer um desequilíbrio que fará com que as cargas positivas e negativas se diferenciem na sua quantidade. Pois é nesse desequilíbrio que o choque se dá.
Quando há no corpo mais elétrons que prótons, diz-se que ele está carregado negativamente. Já o contrário, ou seja, quando há menos elétrons que prótons no corpo, diz-se que ele está carregado positivamente. Com o contato, um corpo funciona como condutor e descarrega no outro corpo aquela carga, causando um choque curto e de baixa intensidade, pois logo as cargas se neutralizam.
E por que algumas pessoas dão mais choque que outras?
A causa pode ser relacionada ao meio em que a pessoa se encontra e os materiais com os quais ela lida. Quem trabalha com equipamentos elétricos está em constante contato com materiais carregados e condutores. Vale lembrar que esse choque não causa danos a nenhum dos envolvidos.
Quando esses choques são mais frequentes?
Sem dúvida, no inverno. Devido ao uso de de roupas de lã sintética, os choques são mais frequentes porque esse material mantém a carga elétrica.
Como evitar os choques?
A dica dos especialistas é bem simples: fique descalço. Se a pessoa estiver usando um calçado com solado de borracha haverá maior acúmulo de carga, pois a borracha é um material isolante. Ao ficar descalço a eletricidade acumulada em excesso no corpo será liberada para o chão, o que evita que a descarreguemos em outra pessoa.
Pois é, esse choque pode até ser pequeno e não causar danos, mas o susto que levamos ao sermos pegos de surpresa nos lembra da importância da prevenção contra choques maiores e mais perigosos. E falou em prevenção e proteção, falou em Clamper.
Acesse a loja virtual da Clamper e confira os melhores produtos para proteger seus equipamentos elétricos contra raios e surtos elétricos.