As redes de televisão — tanto quanto as redes de linha telefônica — podem provocar surtos elétricos perigosos. Por isso, é importante compreender melhor o funcionamento dessas fiações e sistemas, além das formas de proteção disponíveis, de modo a reduzir possibilidades de acidente.
Geralmente, os usuários costumam se preocupar mais com a rede elétrica de televisão. Contudo, é necessário tomar cuidado também com a linha telefônica.
Como se proteger de surtos elétricos? Confira o nosso artigo e usufrua das inúmeras vantagens da eletricidade, sem se expor a riscos desnecessários!
Entendendo o que é um surto elétrico
Surto elétrico ou surto de energia corresponde ao aumento significativo na tensão da rede elétrica que é, em regra, 127 volts, no Brasil. Tensão é a medida de uma diferença de energia potencial elétrica.
O que permite que a corrente elétrica percorra um trajeto é justamente a diferença de energia potencial nas extremidades dos fios. Quando a tensão atinge acima de 127 volts, gera problemas na rede elétrica.
Danificando os equipamentos
O principal motivo da queima de equipamentos são as perturbações que ocorrem na própria rede elétrica, em especial os surtos elétricos ou sobretensões transitórias. As sobretensões em linhas elétricas de baixa tensão são provocadas, tanto por defasagens em outra instalação ou linha de tensão mais elevada quanto por chaveamentos de cargas elétricas.
Outra causa é a descarga atmosférica — os raios: atingindo direta ou indiretamente a rede elétrica, os raios provocam o súbito aumento da tensão. O surto elétrico propaga-se pela rede até encontrar um ponto de passagem para o solo (ex: o aparelho que poderá sofrer danos irreparáveis, isto é, a queima do equipamento).
Proteção parcial
Para-raios protegem as construções da ação dos raios, pois levam a energia do raio em segurança para a terra. Mas não protegem as redes de televisão e linha telefônica dos surtos elétricos.
Já o aterramento consiste na ligação elétrica com o solo, por meio de um fio condutor de segurança (fio terra) e de hastes metálicas. Mas ele, isoladamente, também não protege os equipamentos dos surtos elétricos.
Os filtros de linha e os estabilizadores não protegem contra os surtos elétricos, nem contra os raios. Eles eliminam ou atenuam ruídos de radiofrequência e interferências eletromagnéticas geradas na própria rede elétrica; os estabilizadores reduzem pequenas variações na tensão.
Proteção definitiva para redes de televisão e telefone
Para proteger os equipamentos de uma casa, recomenda-se o uso de DPS (Dispositivo Protetor contra Surto Elétrico). Para evitar surtos da rede de televisão e da linha telefônicas, a Clamper criou dois produtos muito eficientes:
- Clamper Cabo: o Clamper Cabo foi desenvolvido para TV LCD/ LED, com conexão à antena externa (proteção antena/cabo + energia) e para home theater — proteção antena/cabo + energia;
- Clamper Tel: desenvolvido para telefone sem fio (proteção rede telefônica + energia). Com o Clamper Tel, é possível proteger computadores, modens de internet, fax e pequenas centrais telefônicas. Possui instalação simples e segura, vida útil mais longa, com eficiência e qualidade garantidas.
O DPS Clamper protege seus equipamentos até contra o surto elétrico gerado por raios. Confira os outros modelos do DPS Clamper.
Já usa algum Dispositivo Contra Surtos Elétricos em sua casa? Aconteceram problemas com a sua rede de televisão ou linha telefônica? Comente abaixo e, para receber mais dicas e informações sobre bons produtos e surtos elétricos, assine a nossa newsletter. Baixe também nosso Guia de Proteção Clamper.