Atualmente, há uma preocupação com a segurança da rede elétrica para não comprometer os equipamentos eletrônicos que dela dependem. É importante tomarmedidas preventivas para prolongar a vida útil dos aparelhos e economizar energia.
Baratear a conta de luz não é sinônimo de racionar energia e diminuir a qualidade de vida. É fazer coisas simples que, muitas vezes, não são percebidas.
Quer saber mais sobre como prolongar o funcionamento dos equipamentos elétricos e diminuir a conta de luz da sua casa? Confira 10 cuidados com a rede elétrica que podem ajudar a economizar energia!
1) Evite o uso de benjamins e filtros de linha
Os cuidados com a rede elétrica começam ao evitar o uso de benjamins. São as famosas extensões, ou seja, multiplicadores de tomada.
Eles são conectados em um único lugar, ligando vários aparelhos. Muitos eletrônicos funcionando ao mesmo tempo, por uma única extensão, podem sofrer sobrecargas elétricas e possíveis curto-circuitos, queimando ou tendo sua vida útil reduzida. Inclusive, aumentam as possibilidades de incêndio quando usados acima da sua capacidade máxima.
Prefira utilizar um Multi Energia no lugar de um Benjamin. Além de evitar o alto consumo de energia dos eletroeltrônicos, estes são protegidos contra surtos que podem danificá-los.
2) Evite usar os aparelhos no horário de pico
Um dos cuidados com a rede elétrica é evitar o horário de pico, entre as 18h e 23h. Nesse período muitas pessoas utilizam os aparelhos para tomar banho e ouvir música, demandando mais energia elétrica.
Evite usar equipamentos que dependem da rede elétrica nesses horários. Além de evitar o aumento de consumo desnecessário, consegue-se estender a vida útil dos eletrônicos e ter economia de energia elétrica.
3) Prefira eletroeletrônicos modernos e de qualidade
Além de ótimo desempenho, os aparelhos de última geração economizam energia. Veja se os novos equipamentos possuem o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia). É uma garantia que indica os melhores níveis de eficiência energética dos produtos comercializados.
4) Economize na hora do banho
Um dos principais vilões da alta conta de luz, com certeza, é o chuveiro elétrico. Sua capacidade de aquecer água é muito usada, principalmente no inverno, gastando muita energia.
Por isso, use os aquecedores solares. Eles absorvem os raios solares por meio de placas, gerando calor que vai para as águas, aquecendo-as sem gastar eletricidade.
Outra dica é na hora do banho. Quando estiver ensaboando ou lavando o cabelo, feche a torneira do chuveiro. Com essa atitude, a vida útil do aparelho é prolongada, além de economizar água e eletricidade.
5) Evite o ar-condicionado
O ar-condicionado também gera muitos gastos energéticos. Para economizar a energia, evite-o em lugares e em épocas em que ele não seja necessário.
Em regiões onde o calor é constante o ano todo, recomenda-se pintar ou instalar tijolos brancos. Esse simples recurso diminui a temperatura em 30%, segundo estudo aplicado pela empresa Seman.
6) Melhore o desempenho do ar-condicionado
Se mesmo assim preferir usá-lo, recomenda-se as seguintes ações:
- fechar todas as janelas e portas para o ambiente ser refrigerado;
- desligá-lo quando não estiver sendo usado;
- protegê-lo do sol sem bloquear as grades de ventilação.
7) Lâmpadas e iluminação
Prefira lâmpadas de última geração. A última novidade são as lâmpadas de Led.
Elas necessitam de menos potência para iluminar o ambiente, gastando apenas 10W de potência, bem menos que as outras (a incandescente e a fluorescente compacta precisam de 60W e 15W, respectivamente). Além disso, as lâmpadas de Led economizam energia e duram mais tempo.
Invista também na iluminação natural da casa. Pintar as paredes de cores claras aumenta a iluminação do ambiente, dispensando o uso de lâmpadas durante o dia.
8 ) Celular, câmera e notebook
Esses aparelhos também influenciam na conta de luz. A dica é simples: não deixá-los carregando a noite toda, tirando-os da tomada.
9) Geladeira e Freezer
Esses aparelhos necessitam estar sempre ligados. Para usá-los de forma econômica, não deixe as portas abertas sem necessidade. Organize os alimentos, para serem fáceis de encontrar, evitando aberturas por muito tempo.
Não encha as prateleiras. Comidas e bebidas em excesso dificultam a passagem de ar, fazendo com que as geladeiras e os freezers trabalhem mais para refrigerar e gastem mais energia.
Certifique se a borracha da vedação do aparelho está em boas condições. Quando esse recurso perde a sua funcionalidade, o calor de fora entra no equipamento, forçando a sua potência e elevando a conta de luz.
Para ver se a borracha está conservada, coloque uma folha de papel e prenda-a na porta. Se sair com facilidade, é porque precisa ser trocada.
Evite secar panos, e tênis nas serpentinas da geladeira. A umidade pode resfriá-las, prejudicando a troca de calor e aumentando o consumo energético.
10) Computador
Para computadores de maior porte, recomenda-se desligá-los por completo durante longas pausas, inclusive os estabilizadores. Nas pequenas pausas, desligue pelo menos os monitores.
Os monitores são responsáveis por 70% da energia consumida pelo aparelho. Pode-se programá-los, diminuindo o brilho das telas e colocando-os no modo hibernar.
Não é preciso diminuir a qualidade de vida para aumentar a vida útil dos seus aparelhos. Simples atitudes fazem toda a diferença.
Viu como é fácil ter cuidado com a rede elétrica e economizar ao mesmo tempo? Pratique boas idéias!