No último domingo o programa Fantástico (da Rede Globo) começou a exibir uma série de matérias chamada País dos Raios e mostra como é preciso tomar cuidados com as descargas elétricas no Brasil.
De acordo com a matéria exibida, o Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo, chegando a 50 milhões de quedas por ano. Isso acontece por que o território nacional é o maior localizado dentro da zona tropical do planeta, região que é naturalmente mais quente e por isso favorável à formação de tempestades. Se há tempestades, há também a formação de raios.
Atualmente estamos enfrentando o período considerado como o mais crítico entre os pesquisadores, pois entre outubro e março o número de queda de raios intensificou-se. Recentemente a cidade de São Paulo foi atingida por 2 mil raios em um único dia, registrando-se como a tempestade elétrica mais violenta na cidade nos últimos 10 anos.
A alta incidência de descargas elétricas faz também com que os acidentes causados por raios sejam frequentes no país. Basta acompanhar as notícias que veremos casos de pessoas atingidas por raios, ou casos como o que ocorreu no início deste ano, em que um raio atingiu uma usina de etanol no interior de Goiás e provocou um incêndio devastador.
Um raio pode chegar à potência de 100 milhões de volts, que comparado à energia que chega em nossas casas, é como se a nossa tomada fosse 1 milhão de vezes mais potente. A sua corrente pode atingir 30 mil amperes, ou seja, tem intensidade mil vezes maior do que os chuveiros elétricos.
Sabendo do perigo causado pelos raios, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) está investindo para construir um sistema de monitoramento de raios, que será a 2ª maior rede de alertas de raios no mundo, sendo possível prever a queda de descargas elétricas com a maior precisão e antecipação possível. O sistema de alertas é muito importante, pois através dele é possível avisar a incidência de raios em uma região e evitar, por exemplo, o risco em obras como as realizadas nos estádios para a Copa de 2014.
Porém para se proteger, além do alerta, é preciso estar preparado e saber quais devem ser os cuidados durante as chuvas de raios. Medidas como esta, teriam evitado vários problemas ocorridos em Manaus, que é a cidade com maior número de mortes causadas por raios.
Além de se proteger durante as chuvas, também é preciso evitar problemas que possam ocorrer com seus eletroeletrônicos ligados na tomada. Neste caso a melhor forma de segurança é proteger os seus equipamentos usando os Dispositivos de Proteção da Clamper.
FONTE: Fantástico/ Rede Globo