Por estrar situado próximo da linha do Equador, o Brasil possui um clima predominante tropical em todo o seu território. Por isso, a incidência de chuvas é um fator constante durante todas as estações do ano. Aliás, nos períodos de verão as chuvas podem intensificar sua incidência, chegando a ocorrer ininterruptamente durante meses inteiros. Logo, a exposição a descargas atmosféricas aumenta muito nessa época do ano, tornando-se uma causa preocupante para os equipamentos eletroeletrônicos.
Como as descargas atmosféricas podem danificar as instalações elétricas e os equipamentos conectados a elas, a utilização de dispositivos de proteção contra surtos (DPS) acaba sendo necessária para impedir a queima dos equipamentos, uma vez que estes dispositivos de proteção são projetados para drenar a corrente de descarga atmosférica, desviando o surto elétrico para proteger os equipamentos. Dessa forma, os DPS cumprem um importante papel de proteger os equipamentos eletroeletrônicos de uma residência, por exemplo, contra um surto provocado por um raio.
Sabendo dessa necessidade de proteção contra surtos elétricos provocados por raios nos longos períodos de chuvas em que o país enfrenta todos os anos, a CLAMPER, que é uma empresa nativa brasileira e especialista no desenvolvimento, fabricação e comercialização de DPS, criou os DPS da família iCLAMPER para serem utilizados diretamente nos equipamentos eletroeletrônicos.
Por serem dispositivos de fácil instalação, com tecnologia “conecte e use” (em inglês “plug and use”) que define a característica de serem plugáveis diretamente na tomada de energia sem a necessidade de qualquer outra adaptação para sua utilização, os DPS da família iCLAMPER são projetados para realizar a proteção contra surto elétrico ao serem conectados a montante dos equipamentos, ou seja, entre o equipamento eletroeletrônico e a tomada de parede, realizando o desvio da corrente de surto induzida mesmo que as tomadas da edificação não possuam aterramento.
Todos os DPS da família iCLAMPER são supressores de surto de classe III, ou seja, possuem suportabilidade à tensão de impulso menor do que a exigida pelos equipamentos, permitindo que a tensão residual no DPS seja menor do que a suportada pelo equipamento, garantindo a integridade do equipamento.
Contando com uma vasta opção de modelos de DPS para conexão em tomadas residenciais, os DPS da família iCLAMPER podem ser utilizados na proteção contra surto elétrico de todos os equipamentos mais comuns de uma residência como, por exemplo, geladeira, micro-ondas, máquina de lavar, televisão, vídeos game, computador etc.
Sendo assim, visando garantir a proteção dos equipamentos eletroeletrônicos de uma residência contra surtos elétricos induzidos por raios, os protetores de surto do tipo “plug and use” da CLAMPER tornam-se a solução perfeita para o dia-a-dia, ainda mais nos períodos chuvosos, evitando a queima dos equipamentos e prolongando sua vida útil.