A conta de luz é uma das despesas que mais impactam no orçamento doméstico de uma família, especialmente se o consumo for grande. O modo como usamos os aparelhos é um dos fatores que mais elevam o valor dessa conta. Por isso, a Clamper começa uma série com dicas sobre os maiores ladrões de energia e como economizar no seu uso, começando por um dos principais vilões do consumo: o ferro de passar.
Ao contrário de outros aparelhos, como o chuveiro elétrico, por exemplo, o ferro de passar não costuma ser utilizado diariamente, mas mesmo assim, combinado com um uso equivocado, o impacto na conta é grande. Segundo estimativas de especialistas, 9 horas de uso do ferro elétrico, por semana, equivalem a aproximadamente R$ 16,25.
Confira algumas dicas sobre o uso do ferro de passar:
1 – Não use o ferro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede de energia.
2 – Junte a maior quantidade de roupas possível para passá-las todas de uma vez, ao invés de usar o ferro varias vezes ao longo do dia ou da semana.
3 – Fique atento à temperatura indicada para cada tipo de tecido.
4 – As roupas mais delicadas, que precisam de menos calor, devem ser passadas primeiro, enquanto o ferro está esquentando. Ao desliga-lo, aproveite o calor para passar mais algumas dessas peças.
5 – Se não estiver por perto, utilizando-o, desligue o ferro.
6 – Terminado o uso do ferro, não enrole o condutor ao redor do aparelho ainda quente.
Não emende o fio condutor do ferro. Caso ele arrebente, troque-o por um novo.
7 – Na compra de um ferro novo, opte por modelos a vapor, pois são mais econômicos.
Como vimos, bastam alguns cuidados para economizar energia no uso de um dos maiores ladrões de energia e reduzir o valor da sua conta de luz. Fique atento às nossas próximas dicas e aproveite para conhecer a Loja Virtual da Clamper, onde você encontra os melhores dispositivos para a proteção dos seus aparelhos contra raios e surtos elétricos.