Qualquer aparelho que utilize a energia elétrica para seu funcionamento ou carregamento precisa de proteção, os aparelhos eletroeletrônicos residenciais também precisam de proteção contra surtos elétricos.
O surgimento dos eletrodomésticos teve seu princípio na busca por ferramentas que proporcionassem facilidade, praticidade, agilidade, comodidade para as pessoas, como exemplo, a geladeira, forno elétrico, aspirador de pó, ar condicionado, cafeteira, máquina de lavar etc. No mesmo sentido, outros aparelhos eletrônicos como computador, televisão, aparelho celular etc., que também podem ser utilizados em ambientes domésticos, foram criados para facilitar o acesso à informação, prover a comunicação entre as pessoas e proporcionar entretenimento.
Na mesma ideia de praticidade dos equipamentos modernos, a CLAMPER desenvolveu os dispositivos de proteção contra surtos (DPS) iCLAMPER Pocket, de 10 amperes e 20 amperes, para proteção dos aparelhos eletroeletrônicos utilizados nas residências. Como possui a facilidade de conexão ao equipamento, com tecnologia “conecte e use” (do inglês plug and use), o protetor iCLAMPER Pocket é utilizado diretamente na tomada de energia onde os equipamentos eletrônicos são alimentados, conforme requisitos normativos por ser um DPS de classe III, assim, a proteção contra surto elétrico ocorre a montante do equipamento, desviando o surto elétrico antes dele chegar ao equipamento.
Os DPS iCLAMPER Pocket podem ser utilizados em todos os aparelhos eletroeletrônicos comumente consumidos em uma residência, desde que seja observado a capacidade de corrente suportada pelo protetor. Por isso, as duas especificações de protetores da linha Pocket seguem o modelo padrão de tomadas brasileiro normatizado, sendo o iCLAMPER Pocket 10A, utilizado para os aparelhos com plugues de tomada no padrão de 10 amperes, e o iCLAMPER Pocket 20A, utilizado para os equipamentos com plugue no padrão de tomadas de 20 amperes.
Uma grande vantagem dos DPS iCLAMPER Pocket, além de garantir a proteção sem precisar desconectar os aparelhos da tomada de energia, é a capacidade de realizar a proteção contra surto elétrico mesmo sem possuir aterramento nas tomadas da residência. Assim, a única atenção necessária para garantir a eficiência do protetor será utilizar o protetor, de 10 ou 20 amperes, conforme o padrão de tomada exigido pela bitola do aparelho eletrônico, facilitando muito o usuário na hora de conectar o protetor à tomada específica do equipamento.