Aparelhos eletroeletrônicos estão diariamente sujeitos a inúmeros distúrbios elétricos. Isto ocorre pois, embora os sistemas de geração, transmissão e distribuição sejam projetados para oferecer energia elétrica ininterruptamente, a enorme quantidade de usuários e equipamentos conectados a esta rede, somada à falta de manutenção em cabos e transformadores podem gerar curto-circuitos, blecautes e surtos. Sem contar a possibilidade de fenômenos naturais, como descargas atmosféricas que podem atingir direta ou indiretamente nosso sistema elétrico.
Esses distúrbios podem causar danos, totais ou parciais, aos equipamentos eletroeletrônicos, estejam eles ligados ou não, (bastando estarem conectados à tomada de energia).
Atualmente existem no mercado vários dispositivos que prometem proteger seus equipamentos contra esses distúrbios, sendo muito popular as extensões de tomadas popularmente chamadas de Filtro de Linha. Porém, esses filtros nem sempre cumprem o que prometem.
Quer saber os motivos para isso? Você é um eletricista ou gestor de compras de empresas? Veja abaixo por que filtros de linha são incapazes de proteger os seus equipamentos!
Filtros de Linha x Surtos Elétricos
O Filtro de Linha tem como função eliminar, ou minimizar, os ruídos que ocorrem na rede elétrica. Esses ruídos podem ser gerados por outros equipamentos conectados à rede como liquidificadores, por exemplo, e interferem no funcionamento normal dos demais aparelhos.
O que poucas pessoas sabem é que os Filtros de Linha não efetuam proteção contra surtos elétricos.
O surto elétrico é um distúrbio que ocorre na rede elétrica, onde a tensão se eleva abruptamente por um curtíssimo intervalo de tempo (transitório de tensão), danificando ou reduzindo a vida útil dos aparelhos eletroeletrônicos.
As principais causas dos surtos são:
• Descargas atmosféricas (raios);
• Interrupções no fornecimento da energia elétrica;
• Ligar e desligar de equipamentos que possuem motores elétricos (máquinas de lavar, secadores, máquinas de solda, etc).
Os surtos elétricos são o principal motivo de queima de eletroeletrônicos, e para proteção contra esse distúrbio são necessários DPS.
Dispositivos de Proteção contra Surto Elétrico (DPS)
Os DPS são os dispositivos que têm capacidade de desviar as correntes originadas nos surtos elétricos para o terra evitando assim o dano ao seu aparelho eletroeletrônico. Eles atuam sempre que identificam a ocorrência dos surtos e impedem que esse distúrbio afete os equipamentos conectados nas tomadas.
Existem protetores DPS que além de efetuar a proteção contra surtos elétricos, também possuem sistema de filtragem. Desta forma, são produtos que exercem proteção tanto contra ruídos como contra surtos elétricos.
A Clamper possui produtos com essas características como, por exemplo, o Clamper Multienergia (8 tomadas) ou iClamper Energia 5 (5 tomadas). Além das proteções contra ruídos e surtos elétricos, esse protetores possuem microdisjuntores que desconectam seus equipamentos da energia em caso de curto-circuitos.
+ Leia também: Você conhece os equipamentos DPS? Saiba como eles podem proteger os seus aparelhos elétricos.