Se você ainda tem dúvida sobre o conceito e as funções do varistor e do centelhador. Este texto é para você.
É muito comum o uso de DPS para proteger equipamentos e instalações elétricas. Eles devem seguir as seguintes normas técnicas:
- ABNT NBR 5410:2004/2008 – Instalações elétricas de baixa tensão e
- ABNT NBR 5419:2015 – Proteção contra descargas atmosféricas.
Vale lembras que todos os dispositivos de proteção contra surtos estão normalizados na norma técnica ABNT NBR IEC 61643-1:2007.
Mas o que é varistor e centelhador?
VARISTOR
O varistor é uma tecnologia bem especial porque sua resistência muda conforme a tensão que passa por ele. É por isso que às vezes é chamado de VDR, que significa “Resistor Dependente de Tensão”.
Os dispositivos de proteção contra surtos elétricos que possuem varistores têm uma resistência bem alta quando conectado à rede elétrica. Quando ocorre um surto elétrico, a resistência do varistor cai permitindo que a corrente do surto elétrico passe por ele e proteja os aparelhos. Quando o surto elétrico passa, o varistor volta a ter uma resistência muito alta. Essa ação garante que os varistores não conduzam sob a tensão nominal da rede elétrica, mas conduzam durante a ocorrência dos surtos elétricos.
Por isso, o varistor não causa um curto-circuito depois que o surto passa. Isso faz dele uma ótima opção para proteger contra surtos elétricos, sendo usado em muitas coisas, desde a proteção dos aparelhos domésticos até em grandes para-raios de subestações elétricas.
CENTELHADOR
O centelhador é uma tecnologia usada para proteger os aparelhos contra surtos elétricos, como os causados por raios. Ele basicamente tem dois eletrodos de metal separados por ar. Quando há uma elevação da tensão, o centelhador atua como uma espécie de interruptor, desviando o surto elétrico de forma segura.
Existem diferentes tipos de centelhadores. Alguns usam gás em vez de ar entre os eletrodos de metal e isso faz com que eles sejam mais estáveis em diferentes condições, como umidade e temperatura.
Os centelhadores são muito úteis porque podem lidar com grandes quantidades de energia. Eles são usados em quadros elétricos, pois podem conduzir elevadas correntes de surto e também em sistema de comunicação de dados, pois não interferem nos sinais de alta frequência.
Resumindo os conceitos em uma palavra. Podemos dizer que o varistor é sinônimo de versatilidade e o centelhador de robustez.