Os veículos elétricos e suas estações de recarga, sejam elas residenciais ou eletro postos, estão continuamente expostos ao grande risco dos surtos elétricos que representam cerca de 80% das anomalias na rede elétrica, e tem como causa os mais diversos fatores como:
- Liga e desliga dos motores elétricos conectados à rede;
- Raios e descargas atmosféricas;
- Manobras de rede feitas para realizar sua manutenção.
Situações como essas são mais comuns do que se imagina, e para evitar danos às estações de recarga e aos veículos elétricos a CLAMPER desenvolveu DPS’s (Dispositivos de Proteção contra Surtos Elétricos) pensados exclusivamente para dar a devida proteção ao sistema e eliminar de uma vez por todas seus problemas com surtos elétricos.
Ter essa vantagem a sua disposição irá te ajudar a reduzir consideravelmente os gastos com manutenções e queimas, e o mais importante, você vai dar o conforto e tranquilidade que os usuários do seu sistema estão procurando, aumentando sua taxa de satisfação e consequentemente a credibilidade da sua marca.
A norma IEC 61851-1 (Electric vehicle conductive charging system – Part 1: General requirements), aponta quatro modos possíveis para instalação dos carregadores de baterias dos carros elétricos. Seguem abaixo os DPS’s CLAMPER recomendados para cada situação.
Modo 1: conexão direta do veículo elétrico ao sistema de fornecimento de energia alternada através de cabo e plugue próprio à tomada.
Modo 2: conexão do veículo elétrico ao equipamento – Wallbox de carregamento lento conectado a uma tomada de energia CA – utilizando um cabo e plugue, com função de comunicação e controle.
Modo 3: conexão do Veículo elétrico a uma estação de recarga que está conectada a uma rede pública de energia CA e possui função de comunicação e controle que se estende da estação de recarga ao veículo elétrico.
Totens de carregamento comunitário – vários veículos – carregamento semirrápido.
Modo 4: conexão do veículo elétrico a uma estação de recarga, alimentada em CA e que fornece energia em CC para carregamento do mesmo e que também possui função de comunicação e controle entre a estação e o veículo elétrico.
Totens de carregamento comunitário – vários veículos – carregamento rápido.
*A escolha do valor de tensão Uc dos DPS’s
depende da tensão do local no qual serão instalados.
Os DPS’s classe I/II são especifi cados considerando a instalação em quadros primários.
Os DPS’s classe II são especifi cados considerando que já existam proteções à montante.
É importante salientar que a proteção feita pelo DPS deve estar no máximo a 10 metros de distância do ponto protegido, e o nível de tensão residual deve estar de acordo com a suportabilidade do equipamento protegido.
Carregadores de baterias em conjunto com sistemas fotovoltaicos
Os carregadores dos veículos elétricos também podem ser instalados em locais com sistemas de geração de energia solar, onde deverão ser previstos DPS’s para a proteção dos módulos (painéis solares) e inversores fotovoltaicos, assim como a utilização da string box CLAMPER Solar SB, que protege os equipamentos de geração fotovoltaica (corrente contínua – CC).
Proteções para entrada de sinais
Algumas estações de carregamento de veículos elétricos, principalmente de grande porte como em shoppings e estacionamentos, também possuem comunicação via rede.
Esses circuitos também estão expostos a surtos elétricos, uma vez que seus condutores metálicos podem conduzir perturbações elétricas capazes de danifi car os equipamentos conectados.
A Tabela 2 indica os protetores ideais para manter o sistema de comunicação protegido e livre dos danos.