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Os veículos elétricos e suas estações de recarga, sejam elas residenciais ou eletro postos, estão continuamente expostos ao grande risco dos surtos elétricos que representam cerca de 80% das anomalias na rede elétrica, e tem como causa os mais diversos fatores como:
- Liga e desliga dos motores elétricos conectados à rede
- Raios e tempestades
- Ou uma simples manobra de rede feita para realizar sua manutenção.
Situações como essa são mais comuns do que se imagina, e para evitar danos às estações de recarga e aos veículos elétricos a CLAMPER desenvolveu DPS’s (Dispositivos de Proteção contra Surtos Elétricos) pensados exclusivamente para dar a devida proteção ao sistema e eliminar de uma vez por todas seus problemas com surtos elétricos.
Ter essa vantagem a sua disposição irá te ajudar a reduzir consideravelmente os gastos com manutenções e queimas, e o mais importante, você vai dar o conforto e tranquilidade que os usuários do seu sistema estão procurando, aumentando sua taxa de satisfação e consequentemente a credibilidade da sua marca.
A norma IEC 61851-1 (Electric vehicle conductive charging system – Part 1: General requirements), aponta quatro modos possíveis para instalação dos carregadores de baterias dos carros elétricos. Seguem abaixo os DPS’s CLAMPER recomendados para cada situação.
Modo 1: conexão direta do VE ao sistema de fornecimento de energia alternada através de cabo e plugue próprio à tomada.
Modo 2: conexão do VE ao equipamento – Wallbox de carregamento lento conectado a uma tomada de energia CA – utilizando um cabo e plugue, com função de comunicação e controle. Alimentação CA >> Wallbox >> VE
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Modo 3: conexão do VE a uma estação de recarga que está conectada a uma rede pública de energia CA e possui função de comunicação e controle que se estende da estação de recarga ao VE.
Totens de carregamento comunitário – vários veículos – carregamento semirrápido. Alimentação CA >> Totem >> VE
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Modo 4: conexão do VE a uma estação de recarga, alimentada em CA e que fornece energia em CC para carregamento do mesmo e que também possui função de comunicação e controle entre a estação e o VE.
Totens de carregamento comunitário – vários veículos – carregamento rápido. Alimentação CA >> Totem >> VE
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* A escolha do valor de tensão Uc dos DPS’s depende da tensão do local no qual serão instalados.
Os DPS’s classe I/II são calculados considerando a instalação em quadros primários.
Os DPS’s classe II são calculados considerando que já existam proteções ao montante.
É importante salientar que a proteção feita pelo DPS deve estar no máximo a 10 metros de distância do ponto protegido, e o nível de tensão residual deve estar de acordo com a suportabilidade do equipamento protegido.
Carregadores de baterias em conjunto com sistemas fotovoltaicos
Acrescentar ilustração das CLAMPER Solar SB instaladas
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Os carregadores dos VE’s também podem ser instalados em locais com sistemas de geração de energia solar, onde deverão ser previstos DPS’s para a proteção dos módulos (painéis solares) e inversores fotovoltaicos, assim como a utilização da string box CLAMPER Solar SB, que protege os equipamentos de geração fotovoltaica (corrente contínua – CC).
Também devem ser utilizados DPS’s para proteção da rede alternada (CA), que irão proteger a saída do inversor fotovoltaico e consequentemente a alimentação elétrica dos carregadores de baterias dos VE’s.
Para obter mais informações sobre as soluções CLAMPER para proteção de sistemas fotovoltaicos, use o QR Code abaixo ou acesse o nosso site: www.clamper.com.br.
QR Code para o guia de aplicação FV
Proteções de sinais
Algumas estações de carregamento de veículos elétricos, principalmente de grande porte como em shoppings e estacionamentos, também possuem comunicação via rede.
Esses circuitos também correm o risco dos surtos elétricos, pois todos os condutores metálicos podem conduzir anomalias elétricas capazes de danificar os equipamentos conectados.
Desta forma, a Tabela 2 indica os protetores ideais para manter o sistema de comunicação protegido e livre dos danos.
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