O Brasil, situado em uma região equatorial, possui um clima quente e úmido em todas as estações do ano e possui chuvas recorrentes por todo seu território. Dessa forma, o investimento feito na geração de energia solar fica ameaçado pelas descargas atmosféricas, já que o sistema fotovoltaico precisa estar na superfície da edificação ou da área onde será instalado.
Assim, devido a sua localização geográfica, o Brasil é um país com grande potencial para gerar energia solar. Uma vez que a geração de energia fotovoltaica possui um rápido pay-back, que é o tempo de retorno do investimento, empresas e cidadãos estão cada vez mais aderindo à tecnologia para economizar na conta de luz e obter um retorno com sistema on-grid, onde a energia gerada pelo sistema fotovoltaico a partir da captação de luz solar será convertida em energia elétrica, sendo que a parte não utilizada será transferida para a rede elétrica, ajudando na geração.
Certamente, devido aos fatores geográficos e climáticos, o sistema fotovoltaico necessita de proteção contra o intemperismo climático, sendo a descarga atmosférica uma destas intempéries, que pode incidir no sistema e danificar os equipamentos. Logo, os protetores de surto elétrico devem ser utilizados para suprir a necessidade de proteção contra as descargas, uma vez que são projetados para drenar a alta corrente de surto que poderia percorrer no sistema e danificar os equipamentos.
Por definição normativa, dispositivos de proteção contra surto (DPS) são requeridos para serem utilizados nos sistemas fotovoltaicos para garantir a proteção contra a corrente de surto. A norma ABNT NBR 16690, que descreve os requisitos de segurança para as instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos, exige que o sistema de geração de energia solar tenha alguns componentes de proteção, como DPS para proteção contra surto, disjuntor ou outro dispositivo similar para proteção contra sobrecorrente e dispositivo de seccionamento e comando para manobras no sistema.
Pensando nisso, a CLAMPER desenvolveu a string box CLAMPER Solar SB, que atende a todos os requisitos exigidos por norma em uma única caixa compacta, além de possuir grau de proteção IP65, assegurando a proteção contra poeira e água provenientes do intemperismo climático e garantindo assim a integridade dos componentes internos. A string box da CLAMPER também dispensa o uso de ferramentas para a conexão dos cabos e a necessidade de crimpagem de terminais, garantindo maior segurança na instalação e diminuindo significativamente a possibilidade de falhas perigosas no sistema solar de corrente contínua. Como o investimento em geração de energia solar no Brasil exige uma proteção efetiva contra o intemperismo climático, o sistema fotovoltaico necessita de uma solução segura e inovadora como a string box CLAMPER Solar SB oferece, uma vez que sem o uso de uma proteção adequada neste sistema, as perdas financeiras podem chegar a valores muito além do que foi investido.
Um surto elétrico em uma usina solar sem proteção pode danificar muitos elementos conectados à instalação e alcançar perdas econômicas altíssimas, sendo que o surto pode percorrer todo o cabeamento e atingir não somente os painéis solares e inversores do sistema fotovoltaico, mas também todos os equipamentos conectados à rede, inclusive a edificação que utiliza o sistema de energia solar.
Com todo o dinheiro investido em uma solução de geração de energia fotovoltaica, a forma mais segura para salvar esse dinheiro é investindo em uma proteção desenvolvida para garantir a segurança contra surtos elétricos – a string box CLAMPER Solar SB.