O impacto da disseminação do Coronavírus em todo o planeta tem se intensificado a todo momento, à medida que mais casos suspeitos surgem e novos óbitos devido à doença são confirmados. As medidas de isolamento social, somadas à paralisação do comércio, do transporte público e de instituições públicas e privadas, geram transtornos e desafios para toda a sociedade.
Entretanto, os serviços de telecomunicações não pararam. A legislação brasileira, através de Medida Provisória, determinou que serviços essenciais não podem parar de operar durante a pandemia.
Dessa maneira, as operadoras, prestadoras de serviços e demais empresas envolvidas direta ou indiretamente no mercado de telecom tem de lidar com as adversidades sociais, sanitárias e econômicas causadas pelo avanço do Coronavírus no Brasil.
Uma atitude efetiva é a adoção de amplas medidas de prevenção, principalmente em relação às equipes de campo que necessitam se deslocar e interagir entre si e com pessoas fora da organização.
O desafio é observar e disseminar as orientações das autoridades de saúde quanto à higienização das mãos, uso de máscaras, álcool em gel e outros produtos desinfetantes para os veículos da empresa, além de adotar cuidados especiais ao interagir com clientes em ambientes fechados.
Com relação à comunicação com o cliente, uma alternativa para atender ao isolamento social sem deixar de respeitar a ininterruptibilidade das telecomunicações determinado pela legislação é a intensificação do atendimento do Call Center para o público, tanto de forma ativa quanto receptiva.
Neste sentido, empresas têm inclusive suspendido a modalidade de venda PAP privilegiando a abordagem online, aproveitando-se da convergência geral para as redes sociais nesse momento.
Tendo em vista todos os cases relatados, como uma solução de proteção contra surtos elétricos pode ajudar nesse momento?
Em uma ocasião onde os serviços de internet estão sendo requisitados como nunca antes, obtendo maior visibilidade e reconhecimento, as empresas são obrigadas a olhar com mais atenção para a infraestrutura de rede e rever o modo como efetuam atendimento presencial e remoto.
Nesse cenário, a proteção contra surtos elétricos protege também a imagem da empresa evitando resets, queima de equipamentos que causam indisponibilidade, visitas técnicas corretivas e multas.
Evita-se assim os riscos de dano físico ao equipamento, assim como financeiro e de branding à empresa, além do dano material aos clientes, que poderiam, inclusive, exigir indenização judicialmente.
Tendo em vista os custos envolvidos na troca de equipamentos e visitas técnicas em locais distantes e no desconforto que envolve o deslocamento de equipes em meio à pandemia do vírus, o investimento em um dispositivo de proteção contra surtos elétricos paga-se rapidamente na sua instalação, devido à segurança que o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) agrega e à prevenção de situações nocivas à empresa, ao cliente e à sociedade.
Um case de sucesso registra ROI dentro de um ano, além dos ganhos já citados, somente acrescendo pouco mais de 1 real no valor da mensalidade do assinante, instalando o DPS no modem/roteador em modalidade de comodato.
Além de tudo isso, o descumprimento da legislação no tocante à disponibilidade constante dos serviços de telecomunicações e internet é passível de multa, sendo ainda agravado devido ao momento atual e à criticidade do serviço nessa situação.
Somada às multas da Anatel, paira sobre a cabeça das operadoras e prestadoras o risco de multa por quebra de SLA, de parada de serviços cruciais para o cliente, de interrupção de circuitos dedicados, de links alugados para outras operadoras e ainda de insatisfação dos clientes residenciais e corporativos.
Por essas razões, é muito importante apresentar o DPS e conscientizar sobre a importância do dispositivo de proteção contra surtos elétricos, em especial na infraestrutura de provedores e pequenas operadoras.
Devido a todos os desafios apresentados e aos eventos associados à pandemia do Coronavírus, a CLAMPER está disponível desde já para prover uma parceria de benefício mútuo com a sociedade, colaboradores, fornecedores parceiros de negócios e clientes, visando atravessar esse período ciente do seu papel e vislumbrando um futuro pleno em todos os sentidos.
Autor: Pedro Vieira – Comercial CLAMPER