Produção de Energia:  Geração Distribuída e Geração Centralizada
Produção de Energia:  Geração Distribuída e Geração Centralizada

Produção de Energia:  Geração Distribuída e Geração Centralizada

A maneira como geramos e consumimos energia está mudando e temos duas abordagens principais: Geração Distribuída (GD) e Geração Centralizada (GC). Cada uma tem suas próprias características, vantagens e desafios.

A Geração Distribuída refere-se à produção de energia em pequena escala, geralmente perto do local de consumo. Isso significa que a energia é gerada em uma série de locais, como residências, empresas ou instalações industriais. Os sistemas de GD podem incluir painéis solares, turbinas eólicas, microturbinas a gás, células de combustível, ou seja, uso de fontes de energia renovável, tornando-a mais sustentável do ponto de vista ambiental.

A Geração Centralizada já envolve grandes usinas de energia que produzem eletricidade em grande escala. Essas usinas geralmente estão localizadas longe dos centros de consumo e dependem de redes de transmissão para distribuir energia às áreas que precisam dela como usinas de carvão, nucleares, hidrelétricas e termelétricas.

A escolha entre GD e GC depende das necessidades e circunstâncias locais. Para áreas densamente povoadas ou remotas, a GD pode ser a opção mais prática. Ela oferece maior resiliência, eficiência e sustentabilidade em muitos casos. No entanto, em áreas com alta demanda de energia ou onde a infraestrutura de transmissão já existe, a GC ainda pode ser uma escolha viável.

O futuro provavelmente está caminhando para a produção de energia com fontes mais limpas, respeitando os requisitos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, no quesito ESG. Além de trazer benefícios econômicos, ambientais e segurança energética, com o objetivo de oferecer energia confiável e sustentável para todos.

 

Receba notícias CLAMPER