Os dispositivos de proteção contra surtos elétricos (DPS) da CLAMPER, empresa especialista no assunto, são componentes capazes de drenar a corrente de sobretensão transiente, ou seja, são projetados para desviar a corrente de surto elétrico que danificaria o equipamento eletroeletrônico. Sendo assim, são utilizados tanto para a proteção do sistema elétrico de uma rede de baixa tensão quanto para a proteção dos aparelhos eletroeletrônicos conectados a ela.
Tendo em vista a utilização de protetores contra surtos elétricos para os aparelhos domésticos, as normas brasileiras que tratam da proteção de aparelhos elétricos e eletrônicos contra descargas atmosféricas em redes de baixa tensão, como a ABNT NBR 5419-4 e ABNT NBR 5410, descrevem a necessidade de utilizar DPS adicionais para a proteção de aparelhos mais sensíveis, como o caso da maioria dos eletroeletrônicos utilizados dentro da residência, que possuem um nível de suportabilidade baixo. Assim, essas normas recomendam a utilização de DPS de classe III próximo aos equipamentos internos à residência em coordenação aos outros DPS mais robustos utilizados nos quadros elétricos, uma vez que os DPS de classe III possuem uma tensão residual adequada aos equipamentos.
Em vista disso, a CLAMPER desenvolveu os DPS de classe III, pertencentes à família iCLAMPER, com tecnologia de conexão “plugue e use” ou “conecte e use” (do inglês plug and use) pensando em proporcionar a facilidade no uso do protetor, uma vez que são projetados para serem utilizados o mais próximo possível dos equipamentos internos à edificação que serão protegidos, conforme demandam as normas. Dessa forma, essa tecnologia proporciona rápida e fácil instalação, conexão do protetor acoplado entre a tomada elétrica e o equipamento.
A tecnologia “plugue e use” segue as normativas brasileiras, conforme a ABNT NBR 14136 e ABNT NBR 16008, que descrevem o padrão de plugues e tomadas utilizados no país. Dessa maneira, a família iCLAMPER proporciona a proteção de qualquer equipamento eletroeletrônico de uso comum utilizado na edificação ou na residência, como por exemplo: televisão, geladeira, micro-ondas, computador, celular entre outros. Ademais, ao integrar a proteção contra surto elétrico fornecida pelos DPS da CLAMPER juntamente com a facilidade de conexão proporcionada pela tecnologia “plugue e use”, os DPS iCLAMPER promovem a adaptabilidade de conexão em qualquer tipo de tomada, seja de dois ou três pinos, e a proteção contra surto elétrico mesmo nas tomadas de energia sem aterramento da edificação. Por isso, a praticidade do uso e a garantia de proteção provida pelos DPS com tecnologia “plugue e use” da família iCLAMPER tornam este dispositivo o componente necessário para a segurança dos equipamentos eletroeletrônicos contra os surtos elétricos.