A boa noticia foi divulgada com o estudo da Tink Tank de energia Ember. Na última década, o Brasil conseguiu evoluir para atender a demanda por eletricidade, utilizando principalmente fontes renováveis, como energia solar e eólica, resultando em uma significativa redução nas emissões do setor elétrica.
O país conseguiu liderar o G20 devido a base sólida de hidrelétricas e a rápida expansão das energias solar e eólica nos últimos nãos. Em 2023, o Brasil teve o segundo maior crescimento mundial na geração dessas energias. Isso mostra que o Brasil pode ser um modelo a ser seguido, quando se fala em transição energética.
Segundo a Ember estão atrás do Brasil, Canadá, Alemanha e Reino Unido. A energia solar destacou-se com um crescimento impressionante de 72%, passando de 30 TWh em 2022 para 52 TWh em 2023, e representando 7,3% da eletricidade gerada no país. Entre janeiro e maio de 2024, a geração solar aumentou 68% em relação ao mesmo período do ano anterior, consolidando a liderança do Brasil no G20.
As emissões de CO2 do setor elétrico brasileiro atingiram o pico em 2014, com 114 milhões de toneladas. Em 2023, esse número caiu para 70 milhões de toneladas, uma redução de 38% em comparação a 2014, o que reflete uma queda média anual de 6,7%.
Energia Solar
De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), a fonte solar é a mais promissora entre as fontes de energias renováveis no mundo, e é prevista como a principal fonte da Europa em 2025 e, mais para frente, do Brasil, podendo chegar a um terço de toda a energia consumida pelos brasileiros em 2050.
Na CLAMPER as proteções para os sistemas fotovoltaicos atendem pequenas e grandes usinas.
A linha de produtos fotovoltaicos CLAMPER Solar SB e CLAMPER Front Box foram desenvolvidas para respectiva proteção de Corrente contínua (CC) e Corrente Alternada (CA) das plantas de geração de energia solar.
Os danos causados por raios e surtos elétricos, reduzem a capacidade de produção do sistema fotovoltaico, elevam os custos de manutenção e interferem no payback do projeto.
Para minimizar os impactos dos surtos elétricos aos sistemas e a estrutura instalada, tanto na corrente alternada como na corrente contínua, tudo precisa estar protegido com Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), para assegurar que o retorno do investimento se torne sólido.
Intersolar
Na próxima semana, de 27 a 29 de agosto, acontece a maior feira da América Latina sobre energia solar e mobilidade, em São Paulo, a The Smarter E South America – Intersolar 2024. A CLAMPER estará presente no Pavilhão Verde, no estande G480, com a exposição das linhas CLAMPER Solar, CLAMPER Mobi, CLAMPER Front e iCLAMPER.
A CLAMPER é líder de mercado e especialista em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de DPS, conta com uma linha completa de produtos certificados por normas nacionais e internacionais, para atender aos mais diversos sistemas fotovoltaicos. Além disso, é uma empresa brasileira com mais de 30 anos de atuação, que gera milhares de empregos diretos e indiretos no país.