CLAMPER | BLOG
O aumento de incidências de raios e a importância do CLAMPER Light

O aumento de incidências de raios e a importância do CLAMPER Light

Países como o Brasil, localizados na região intertropical, possuem chuvas constantes por todo o seu território. Com a chegada da temporada de chuvas essa incidência é intensificada. Logo, as estações chuvosas aumentam consideravelmente a ocorrência de raios na região e provoca muitos apagões e a queima de lâmpadas.

Devido ao grau de exposição e a baixa suportabilidade dos componentes eletroeletrônicos dos drives, a CLAMPER – empresa especialista na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de dispositivos de proteção contra surto (DPS) – desenvolveu dispositivos de proteção para os sistemas de iluminação em LED (do inglês “light emitter diode”) para ambientes comerciais, residenciais ou públicos.

O CLAMPER Light é um protetor compacto, com design sofisticado, funcional e que possui sinalização do estado de operação (ativo/inativo) através de LED, além de atuar em ambientes com ou sem aterramento. Por ser um DPS de classe II, o CLAMPER Light possui a robustez necessária para resistir aos surtos conforme exigência da norma ABNT NBR IEC 61643-11, que descreve os requisitos e métodos de ensaio para os DPS conectados aos sistemas de baixa tensão.

Podendo ser aplicado de duas formas, o CLAMPER Light fornece a opção de desconexão da luminária ao final de vida útil do protetor, para a conexão em série com a luminária, ou de manter a conexão da carga com a rede elétrica quando o protetor chegar ao fim de vida útil, se for conectado em paralelo com a luminária.

A escolha da forma de conexão do DPS pode ser definida pelo tipo de aplicação da luminária. Por exemplo, luminárias de vias públicas, utilizam a conexão em série, garantindo que, ao fim da vida útil do DPS, a luminária não opere sem a proteção. Por outro lado, onde se deve garantir iluminação constante – caso típico de outdoors -, utiliza-se a conexão em paralelo. Nesse caso, embora o sistema de iluminação continue operando ele estará sem a proteção contra surtos.

Dependendo da aplicação da iluminação, a utilização de uma das formas de conexão do DPS será mais interessante como, por exemplo, em uma luminária de valor alto, onde a proteção é importante para não perder o investimento, a utilização da conexão do CLAMPER Light em série com a carga ajudará a manter a proteção sempre ativa, uma vez que a luminária só voltará a conectar com a rede quando substituir a proteção que chegou ao fim de vida útil por uma nova. Por outro lado, para uma aplicação onde a iluminação não pode deixar de existir, a conexão do CLAMPER Light em paralelo pode permitir que a iluminação continue conectada à rede, sendo possível a identificação de troca do protetor que chegou ao fim de vida útil pela indicação em LED do próprio DPS.

Assim, o DPS CLAMPER Light tornou-se a solução de proteção perfeita para qualquer aplicação de iluminação em LED, sendo importante para garantir a longevidade da iluminação mesmo em épocas com grande incidência de raios.

Receba notícias CLAMPER