Os carros elétricos não são mais uma visão futurista, mas sim uma realidade cotidiana. A crescente conscientização sobre as mudanças climáticas e a necessidade de reduzir as emissões de carbono têm impulsionado o avanço da tecnologia dos carros elétricos, que é uma agente protagonista neste processo de sustentabilidade.
No coração desses veículos, encontramos as baterias, que desempenham um papel vital na eficiência e viabilidade dos carros e outros veículos elétricos. Atualmente, encontramos duas tecnologias de baterias: íon-lítio e baterias de estado sólido.
Estas baterias íon-lítio são as mais comuns nos carros elétricos atualmente. São leves, eficientes e têm uma boa densidade de energia. No entanto, ainda enfrentam desafios de vida útil e custo, apesar de melhorias contínuas. Muitas montadoras estão trabalhando em aprimorar essa tecnologia, tornando-a mais acessível e eficiente.
Já as baterias de estado sólido, usam uma tecnologia emergente que promete resolver muitos dos problemas associados às baterias de íon-lítio. As baterias de estado sólido são mais seguras, têm maior densidade de energia e maior vida útil. Além disso, elas podem ser carregadas mais rapidamente. No entanto, ainda estão em estágios iniciais de desenvolvimento e produção em massa.
Um dos principais desafios para a adoção generalizada de carros elétricos tem sido a autonomia das baterias. No entanto, os avanços tecnológicos estão tornando os carros elétricos cada vez mais práticos para uso diário.
A mobilidade elétrica não é apenas sobre carros sem emissões. É parte de uma visão maior de mobilidade sustentável que inclui uma rede de transporte mais eficiente e amiga do ambiente.
O aumento na infraestrutura de carregamento é fundamental para a expansão da mobilidade elétrica. À medida que mais estações de carregamento rápidas são instaladas, a preocupação com a autonomia diminui, tornando os carros elétricos mais viáveis para mais pessoas.
Este cenário está começando a mudar, grandes redes de postos de combustíveis e de fast food começaram a instalar eletropostos, em suas lojas. Cada parte deste processo da mobilidade elétrica é importante para o avanço na sustentabilidade e na redução de emissão de gases.