Nossa História

Conheça a história de sucesso da nossa empresa.

nossa-historia
Linha do tempo

1991 - NASCE A CLAMPER

Iniciamos nossa história com foco em projetos de consultoria. Em pouco tempo a CLAMPER passou a fabricar, ainda de maneira artesanal, produtos com soluções de engenharia para grandes empresas - como Vale do Rio Doce, Petrobrás, CEMIG, entre outras - realizando nesta ocasião, projetos 100% customizados para cada cliente atendido.

 

1992 - A PRIMEIRA GERAÇÃO DO VCL

Criamos a primeira geração do VCL, um DPS desenvolvido e fabricado pela CLAMPER. Esta iniciativa demonstrou um grande salto para a nossa empresa, pois passamos a oferecer ao mercado, um produto que poderia ser vendido nas prateleiras. Dessa forma, estávamos dando mais um importante passo rumo à consolidação da CLAMPER como referência no segmento de proteção contra surtos elétricos.

 

1993 – VLC: O PRIMEIRO AJUSTE PARA ALCANÇAR A LIDERANÇA NO SEGMENTO

Com o aumento da demanda foi necessário realizar uma reformulação no projeto VCL, otimizando o processo de fabricação, produção e distribuição do produto. A dedicação empenhada fez com que os dispositivos da CLAMPER estivessem disponíveis para venda nas lojas de materiais elétricos (localizadas inicialmente em Belo Horizonte).

 

1996 - PRIMEIRA PREMIAÇÃO DE QUALITY-MIND

Conquistamos pela primeira vez o Prêmio Qualidade, entregue pela Revista Eletricidade Moderna, que é referência da mídia especializada no setor elétrico. O reconhecimento Quality-mind fortaleceu a presença da CLAMPER no mercado, tornando-nos especialistas em proteção no Brasil, capazes de oferecer a tríade: serviços, consultoria e fabricação de dispositivos.

 

1998 – A SEGUNDA GERAÇÃO DO VCL - PADRÃO NEMA

O nosso VCL passou por uma total reformulação e em sua segunda geração, seguindo o padrão NEMA, tornamos o produto mais completo, agregando características de performance, proteção e segurança. Este lançamento despertou o interesse de empresas de variados segmentos de mercado, como concessionárias de energia, empresas de telecomunicações, entre outros. Esta nova fase marcou também o início de um novo momento estratégico para a CLAMPER, investindo em ações focadas no crescimento de sua atuação no setor de varejo.

 

2000 - HOMOLOGAÇÃO DOS PRIMEIROS MÓDULOS PROTETORES DE TELEFONIA NA ANATEL

Nos tornamos pioneiros no Brasil ao desenvolver modelos de Dispositivos de Proteção contra Surtos para aplicação em linhas telefônicas, Integrated Services Digital Networks (ISDN), entre outros. Com a certificação de nossos dispositivos, passamos a oferecer ao mercado a linha de Módulos Protetores CLAMPER, com mais de 20 modelos de DPS, certificados e homologados pela ANATEL.

 

2001 – PRBT: A SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA CIAS DE ENERGIA

Criado para atender a uma demanda específica da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), o Para-raios de Baixa Tensão trouxe contribuição significativa para a companhia, proporcionando uma diminuição de mais de 90% no índice de queima dos seus transformadores. O resultado deste sucesso, tornou o PRTB um dos DPS mais requisitados da CLAMPER, sendo utilizados no Brasil e em países da África, América do Sul e América do Norte.

 

2002 - EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DA CLAMPER PARA O PARAGUAI

Consolidados no mercado e prontos para novos desafios, começamos a exportar os nossos produtos ao Paraguai, nos tornando referência também no mercado internacional. No ano seguinte, promovemos um evento com a presença de representantes do Governo do Estado, estabelecendo oficialmente o lançamento da CLAMPER no país.

 

2003 - INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE EM LAGOA SANTA

Para acompanhar o nosso crescimento, investimos em uma nova sede em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Com 1500 m², esta nova estrutura tornou-se um marco na história da CLAMPER, pois demonstrou toda nossa capacidade técnica, potencial de fabricação e criação de novas parcerias, além de proporcionar impulsionamento de empregos e capacitação de profissionais da indústria na região.

 

2004 – A TERCEIRA GERAÇÃO DO VCL - PADRÃO EUROEU (DIN)

Seguindo as novas orientações brasileiras de adotar o padrão europeu (IEC) nas instalações de quadros de distribuição de energia, voltamos nossos esforços para o desenvolvimento de um produto versátil e de qualidade comprovada. Criamos então o VCL Slim. Um produto inovador que oferece duas opções de fixação (tanto por meio de garras NEMA, quanto em trilhos DIN 35mm), acompanhado de um adaptador. O lançamento deste novo produto nos motivou a investir na exportação do produto para novos mercados.

 

2005 - CERTIFICAÇÃO UL E INÍCIO DAS EXPORTAÇÕES PARA OS ESTADOS UNIDOS

Com a ampliação e expansão para novos mercados, conquistamos a certificação UL – garantindo que os nossos produtos foram devidamente testados em laboratório e considerados seguros para uso em equipamentos elétricos. A obtenção desta certificação internacional nos permitiu exportar nossos produtos ao mercado norte americano, bem como países da América Central, América do Norte, Ásia e África.

 

2006 - CERTIFICAÇÃO ISO 9001 PELA UL

Como resultado da qualidade em nosso trabalho recebemos a certificação ISO9001, ganhando assim, mais força no mercado internacional. Por este motivo, intensificamos nossa participação em feiras na América Latina, buscando novas oportunidades de negócios (em grande parte através do SINAEX – programa ligado à Apex-Brasil). Nos dois anos seguintes a CLAMPER já estava presente em 12 países.

 

2007 – VCL SLIM PLUGÁVEL

Atendendo a uma demanda do mercado lançamos o VCL Slim plugável. Sua proposta facilitou o processo de manutenção e substituição do produto, visto que apenas a parte móvel precisa ser substituída, sem a interrupção de energia. Esta inovação trouxe simplicidade, agilidade e segurança ao profissional.

 

2010 - INAUGURAÇÃO DE NOVA UNIDADE NO MÉXICO

A fim de ampliar nossa capacidade produtiva realizamos a instalação da CLAMPER México, com a missão de assumir o comércio local, bem como no Canadá, EUA, além de atender países da América Central e Caribe.

 

2011 – VCL PERFURANTE: UM DPS INOVADOR, VERSÁTIL E DE BAIXO CULTO

Trouxemos ao mercado um novo produto com a marca registrada de inovação CLAMPER: o VCL Perfurante. Um produto inovador, ideal para instalação em medidores e quatro de distribuição e comando que não possuem espaço nos trilhos. Sua proposta é oferecer uma solução econômica para a proteção de equipamentos eletroeletrônicos contra danos causados por raios e surtos elétricos.

 

2012 – FILTRO DE LINHA + DPS: O CLAMPER MULTIPROTEÇÃO 8

Concluímos a reformulação de toda a linha Plugue e Use e lançamos o primeiro DPS + Filtro de linha, capaz de oferecer proteção simultânea a linhas telefônicas e de dados. O CLAMPER Multiproteção 8 é altamente resistente e com design moderno, permitindo a proteção elétrica para até oito produtos, além de conexões para cabos coaxiais e conectores RJ11. Em pouco tempo este se tornou um dos produtos mais procurados por aficionados por tecnologia.

 

2013 – ICLAMPER POCKET – O DPS PORTÁTIL

Com o intuito de oferecer a proteção dos equipamentos durante seu tempo de carga, em ambientes residenciais e corporativos, criamos o iCLAMPER Pocket. Portátil e de custo acessível, o DPS se tornou uma solução ideal para proteção de equipamentos como impressoras, refrigeradores e vários outros. Devido ao sucesso absoluto, ampliamos nossa linha de produtos nos anos seguintes lançando o iCLAMPER Pocket X (destinado a plugues e tomados em padrões antigos e internacionais) e o iCLAMPER Pocket 20A (destinado a proteção de produtos com padrão de tomada de 20 amperes).

 

2015 – CLAMPER ENERGIA 5

Com o slogan “Mais que um Filtro de Linha” lançamos no mercado o iCLAMPER Energia 5, um DPS acoplado a um Filtro de Linha de alta capacidade, ideal para proteger equipamentos de alto custo que são altamente sensíveis a danos. Este se tornou um dos nossos produtos mais populares, sendo referência de qualidade, proteção e segurança.

 

2016 – 25 ANOS DE HISTÓRIA MARCADOS PELA PUBLICAÇÃO DE UM LIVRO

Celebramos 25 anos de história com a publicação do livro: Proteção de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos contra Surtos Elétricos em Instalações. Produzido com a colaboração de professores da UFMG, da PUC, pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e engenheiros do corpo técnico da CLAMPER, o livro se tornou a primeira publicação técnica no Brasil que une teoria e aplicação, e foi distribuído durante os anos de 2016 e 2017 para universidades e entidades do setor elétrico em todo o Brasil. A versão digital pode ser baixada gratuitamente em nosso site.

 

2019 - CERTIFICAÇÃO GRATE PLACE TO WORK

Fomos reconhecidos pela primeira vez pelos nossos colaboradores como uma empresa “Great Place to Work” (GPTW). Esta certificação a CLAMPER busca obter melhores resultados, estabelecendo uma cultura de confiança, performance e inovação.

 

2020 - INAUGURAÇÃO DAS OPERAÇÕES DA CLAMPER NO PRIMEIRO AEROPORTO INDUSTRIAL DA AMÉRICA LATINA

A CLAMPER fez história novamente celebrando a conquista de ser a primeira indústria instalada no Primeiro Aeroporto Industrial da América Latina. A localização estratégia nos permite estar mais próximo dos nossos clientes, agilizar o processo logístico, diversificar a cadeia produtiva e atender às demandas dos mercados nacional e internacional.

 

2021 – 30 ANOS DE HISTÓRIA

A CLAMPER celebra 30 anos de história, inovação e proteção. E continuamos trabalhando para atender nossos clientes com excelência, oferecendo sempre produtos de alta performance e qualidade.

Tem dúvidas? Fale conosco e saiba mais sobre nossas soluções