Perguntas Frequêntes
Tire suas dúvidas sobre conceitos básicos de eletricidade e sobre os produtos CLAMPER.
Tire suas dúvidas sobre conceitos básicos de eletricidade e sobre os produtos CLAMPER.
FAQ
LINHA SCL
A linha SCL possui proteção composta por centelhador Spark Gap. Esta tecnologia confere ao SCL alta capacidade de dreno de correntes de surtos elétricos na forma de onda 10/350µs, ou seja, surtos diretos.
A linha SCL não possuiu sinalização de vida útil. Valores aplicados como o mínimo de capacidade dos DPS classe I, de acordo com a NBR 5410, são de 12,5 kA. Este valor foi identificado levando em conta uma descarga atmosférica 100 kA conectando diretamente em uma linha de média tensão. A corrente é dividida sendo 50% trafegado para ambos os lados do condutor. Os 50% que atravessarão um transformador, de média tensão para baixa tensão, conectado a esta linha será dividida em 4 partes iguais, 3 fases e um neutro. Tomando o inverso deste raciocínio, se a capacidade do SCL que é de 60 kA, quando multiplicada por 4 e somada aos outros 50% da descarga, resulta no valor de 480 kA. Atualmente, registros de magnitudes de correntes de descargas atmosféricas não ultrapassaram os 400 kA, o que torna o SCL uma proteção com vida útil extremamente longa, eximindo assim a necessidade de sinalização de vida útil.
A tecnologia utilizada no SCL é versátil e abre a possibilidade de ser empregada na proteção em condutores de fase ou neutro.
Sim. Visto que além dos problemas gerados por descargas atmosféricas diretas é possível que descargas atmosféricas indiretas, campos eletromagnéticos induzam surtos elétricos na instalação após a proteção do SCL. Outra situação que deve ser observada é a possibilidade de linhas de dados de entrada/saída na edificação que também devem ser protegidas.