O tempo é traiçoeiro e muitas vezes, imprevisível. Uma chuva pode tornar-se uma tempestade e com ela trazer inundações e destruições como vemos todos os anos nos noticiários. Por isso, manter as instalações elétricas funcionando bem ajuda a amenizar esse problema, evitando prejuízos e o risco de choques elétricos.
Já mostramos que água e eletricidade não combinam, portanto, se perceber que as paredes da casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos.
Quem não utiliza Clamper corre sempre outro risco: danificar seus eletroeletrônicos. Se perceber variação da tensão (luz piscando, por exemplo) durante tempestades com muitos raios, retire-os da tomada e evite maiores prejuízos. Por isso, a dica é simples: não tire da tomada, use Clamper!
Também já falamos sobre como se proteger dos raios dentro e fora de casa, mas para quem mora em regiões com risco de alagamento, vale a pena ficar atento a outros importantes cuidados para evitar acidentes elétricos. Confira:
Cuidados em casa durante alagamentos:
1 – Ao primeiro sinal de chuva forte, deixe móveis e eletrodomésticos fora do alcance da água;
2 – Desligue equipamentos elétricos e eletrônicos, feche o registro do gás e da água;
3 – Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Não use velas, lamparinas a álcool ou similares;
4 – Não use telefone convencional;
5 – Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
6 – Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica;
7 – Desligue o disjuntor, caso a água atinja níveis que possam alcançar as tomadas elétricas;
8 – Não deixe extensões ou cabos elétricos em contato com a água;
9 – Não toque equipamentos elétricos ou faça manutenções com os pés molhados ou dentro da água.
Como vimos, muitos cuidados importantes precisam ser tomados para evitar prejuízos e graves acidentes elétricos durante as chuvas. A Clamper recomenda a todos muita atenção e, em caso de dúvidas, busque orientação com os bombeiros. A melhor forma de evitar o perigo é prevenir-se.