Região de Campinas registrou tempestade na noite de quarta-feira (22).
‘Foto foi tirada do meu quarto em meio à chuva’, lembra o fotógrafo amador..
O Temporal que atingiu a região de Campinas (SP) na noite de quarta-feira (22) também foi acompanhado por descargas elétricas. Em Indaiatuba (SP), o auxiliar administrativo André Giacomeli conseguiu flagrar um dos raios que atingiram a região central.
“A foto foi tirada do meu quarto em meio à tempestade. Moro bem no Centro de Indaiatuba. Foi por volta das 20h23min, horário de Brasília”, lembra Giacomeli que usou uma máquina Sony H55 para fazer o registro.
Cuidados com descargas elétrica
De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre janeiro e dezembro, a região de Campinas é atingida por um temporal a cada dois dias. Diante disso, alguns cuidados são necessários no caso dos raios. A possibilidade de se atingido por um raio começa 30 minutos antes do temporal e segue até 30 minutos depois.
Durante os temporais é aconselhável evitar aglomeração de pessoas. Indica-se, ainda, que fique a uma distância de cinco metros de outras pessoas. Caso esteja em local aberto, como campo de futebol ou praia, abandone a atividade e procure um abrigo. Se estiver no campo, fique de joelhos e coloque as mãos nos ouvidos e nunca procure ficar perto de árvores.