Essa pergunta pode fazer a diferença entre levar um choque elétrico, ter algum prejuízo financeiro com seus equipamentos ou, em alguns casos, sofrer um acidente elétrico grave e com grandes riscos à sua saúde. Responder a essa pergunta só requer um pouco de atenção e estar atento a alguns detalhes no dia a dia. Confira!
Nem todo mundo possui um algum conhecimento sobre questões como a parte elétrica de uma casa ou empresa e, nesses casos, a dica é que, quem puder, consulte um técnico ou engenheiro elétrico. Contudo, alguns sinais básicos, observados diariamente, nos ajudam a perceber que há algum problema e é necessário contorná-lo.
As perguntas abaixo foram tiradas do programa “Casa Segura” e são um ótimo ponto de partida para avaliar suas instalações elétricas. Vamos a elas:
1 – Alguém na sua casa já sofreu choque elétrico?
2 – Sua empresa ou residência tem menos de 10 anos?
3 – Você precisa desligar um aparelho quando quer ligar algum outro, para evitar a queda de energia.
4 – Usa algum tipo de Benjamin ou extensão para ligar seus aparelhos?
5 – Os eletrônicos costumam queimar com frequência?
6 – Quando você liga um aparelho na tomada, a luz costuma piscar ou ficar mais fraca?
7 – Você já realizou a reforma da instalação elétrica de seu imóvel?
8 – Os aparelhos de sua casa/apartamento estão ligados no fio terra?
9 – Quando necessário você contrata eletricistas qualificados?
Já fizemos um post com algumas dicas para deixar suas instalações elétricas em dia, portanto, fique atento às perguntas que listamos acima e, caso julgue necessário, não arrisque e faça a revisão da parte elétrica.
E não se esqueça de passar na loja virtual da Clamper para conferir as novidades para proteger, de fato, os seus eletroeletrônicos e dar adeus aos perigosos e ineficientes Benjamins.