Seguindo com nossas matérias sobre os ladrões de energia, falaremos hoje sobre um dos desses grandes vilões do consumo, mas que é indispensável no nosso dia a dia: a geladeira. E para evitar que você entre numa fria, basta seguir nossas dicas e reduzir o impacto desse aparelho no orçamento doméstico.
Estima-se que a geladeira é responsável por cerca de 30% do consumo de energia em uma residência, afinal, precisa estar ligada 24hs por dia e com isso, acaba sendo um item que encarece sua conta de energia. Mas o que poucas pessoas sabem é que pequenas mudanças de hábito e alguns cuidados podem ajudar a reduzir esse consumo e ainda manter a eficiência do eletrodoméstico. Confira!
1 – Ao comprar um novo refrigerador, opte por aqueles que tenham o Selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), pois ele significa economia de energia.
2 – Ao instalar sua geladeira em casa, mantenha-a longe do fogão, forno elétrico e até mesmo de janelas onde o sol incida diretamente. O local escolhido deve ser bem ventilado e o aparelho deve ficar pelos menos 20 cm distante da parede.
3 – Jamais coloque peças de roupa para secar nas grades do refrigerador.
4 – Não forre a geladeira com plásticos.
5 – Ao abrir a geladeira para retirar os alimentos, procurem retirar tudo de uma vez e evite ficar abrindo-a o tempo todo, pois isso dificulta a refrigeração e consome mais energia.
6 – Certifique-se de que a borracha de vedação da porta está em boas condições, pois se estiver desgastada, haverá vazamento de ar e maior consumo e energia para refrigeração interna.
7 – Não coloque alimentos quentes na geladeira, pois o esforço para gelá-los será maior.
8 – Em épocas mais frias é possível economizar energia reduzindo o termostato do aparelho para a posição mínima.
9 – Se o seu refrigerador não tiver o sistema Frost Free, que evapora o gelo e evita que se criem aquelas camadas de gelo, faça o degelo manual ou semiautomático sempre que as camadas de gelo atingirem 1 cm de espessura.
A Clamper recomenda que todos fiquem atentos às dicas acima e garantam um consumo mais econômico e consciente, com menor impacto na sua conta de energia. Fiquem atentos e aguardem novas dicas da Clamper para você.