É isso o que revelou a Pesquisa de Satisfação do Consumidor Residencial divulgada esse mês, pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que ouviu 25.375 pessoas em 911 municípios de 26 estados, atendidos por 46 distribuidoras que representam 98% dos consumidores do Brasil.
Segundo Nelson Fonseca Leite, presidente da Abradee, desde 2005 o serviço de distribuição de energia elétrica tem mais de 76% de aprovação entre os consumidores. O levantamento é feito desde 1999, anualmente, com 70 perguntas utilizadas para calcular o Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP).
Em 2012 o índice de satisfação do consumidor era de 78,2% e passou para 78,7% esse ano. Já o nível de confiança no serviço chegou a 95,5%. O estudo, segundo a Abradee, serve para as empresas do setor direcionarem suas políticas de qualidade e procurarem sanar as falhas em sua gestão.
Por regiões, a pesquisa revela que a região Sul teve aumento de 2,2 pontos percentuais no ano, alcançando 87,6% de satisfação. A região Nordeste registrou 78,8% de aprovação, considerado o melhor resultado em 15 anos, e o Centro-Oeste foi de 66% para 67,7%, enquanto na região Sudeste houve ligeira redução de 79,9% em 2012, para 78,8% em 2013, dentro da margem de erro da pesquisa.