Entre os meses de Novembro e Março acontece a chamada época de chuvas no Brasil, que coincide em grande parte com o Verão. Nesta época, as precipitações aumentam e as chuvas atingem valores médios acima de 600 mm nas regiões Sudeste, Centro-Sul e uma parte da região Norte, onde se encontra a porção sul do estado do Amazonas. (Dados: INPE)
O Brasil, que é o país com maior número de descargas atmosféricas (raios) no mundo, fica ainda mais propenso a este tipo de fenômeno por causa das chuvas de verão, da sua força e intensidade.
A época de chuvas no Brasil é tão intensa que a Defesa Civil já trabalha para evitar as fatalidades comuns desta época. Tragédias que envolvem alagamentos, deslizamentos e corte no fornecimento de energia elétrica e água são frequentes e povoam os noticiários todos os anos sem exceção.
O RINDAT (Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas) possui, em seu site, uma ferramenta na qual é possível monitorar a quantidade de raios e a localidade onde eles incidem. Os números já começam a se intensificar agora no meio do mês de Novembro principalmente na região Sudeste, como podemos ver na imagem abaixo:
Portanto, é a hora de começar a se preparar para as chuvas. Observe encostas próximas à sua casa, se houver sinais de terra solta ou pequenos deslizamentos, acione a Defesa Civil da sua cidade. Fique atento também a trincas e rachaduras nas paredes da sua casa ou do prédio onde mora – elas podem significar uma movimentação de terra nas fundações da edificação. Nesse caso, é necessário alertar os órgãos competentes e até o Corpo de Bombeiros para fazer uma inspeção no lugar.
Quanto aos seus aparelhos eletroeletrônicos, é hora de protegê-los. Use dispositivos de proteção contra surtos elétricos Clamper para evitar prejuízos com a queima e avaria desses aparelhos, além da praticidade de não ter que seguir aquele velho conselho da sua mãe, que dizia sempre ao perceber a chegada das chuvas: “Tire a televisão da tomada, menino!”. Sim, é verdade! Você não precisa mais correr para tirar todos os seus eletrônicos da tomada nessas situações, mas para isso conte apenas com a proteção Clamper. Lembre-se que filtros de linha e estabilizadores não funcionam contra surtos elétricos pois esta não é a sua função, portanto considere DPS para esta função, como o Clamper Multi-Proteção (o mais completo de todos, protege surtos elétricos vindos da rede de energia, da antena ou cabo de TV e da linha de telefone/ internet) ou o Clamper Energia, que custa apenas R$27,90 e pode evitar a perda de uma geladeira, por exemplo, que custa mais de R$1.000 em média.
A propósito, na época de chuvas, a dica é: Use Clamper e não retire seus equipamentos da tomada!