Depois de um ano repleto de problemas no setor elétrico nacional, o Ministério de Minas e Energia decidiu realizar um levantamento sobre as condições do setor elétrico brasileiro. O resultado é preocupante e exige mudanças urgentes das concessionárias de energia, para evitar novos apagões e prejuízos aos consumidores.
Em setembro de 2011 seis milhões de consumidores ficaram sem energia elétrica, após uma explosão em um reator. Em outubro, as regiões sul, sudeste e centro-oeste, além do Acre e Rondônia ficaram sem luz, após um curto em Furnas. Dias depois ocorreu um novo apagão no norte e no nordeste e, em dezembro, 12 estados ficaram às escuras.
O “pente-fino” do Ministério foi realizado entre novembro de 2011 e fevereiro deste ano e aponta que 700 itens precisam ser corrigidos para evitar novas falhas no setor. Entre os problemas constatados há aparelhos fora do padrão, problemas no mapa das subestações de energia e o maior perigo: equipamentos ultrapassados, alguns da década de 70!
Esses problemas oferecem riscos ao fornecimento e precisam ser corrigidos para evitar maiores transtornos à população. Por isso, as concessionárias de energia estão encaminhando planos de ação ao Ministério, com propostas de correção para as falhas levantadas. Ao Ministério, caberá a fiscalização dessas correções.
Com tudo isso, fica ainda mais clara a necessidade de se prevenir e evitar possíveis prejuízos com surtos elétricos, por tanto, nada melhor que os dispositivos de proteção da Clamper, garantia de qualidade, segurança e economia para o seu bolso!